Atitude perante a vida, atitude perante a morte.
Ontem faleceu José Alencar, nosso último vice presidente. Acho que todos nós, de certa forma, acompanhamos sua luta contra o câncer. José Alencar impressionou os brasileiros com sua atitude perante a doença. Foram inúmeras cirurgias, um tratamento que se prolongou por 13 anos, e sua postura de enfrentamento e humildade se combinaram muito bem.
Acho que ele foi um exemplo sobre como devemos nos responsabilizar por nossas vidas, lutando dignamente nos momentos de desventura, da forma que nos é possível. Sem perder a humildade, sem desmoronar em sentimentos de impotência, de desespero, e sem perder a fé.
Sempre lemos por aí o quanto a fé é um elemento importante na superação de adversidades. Depositar o destino de sua vida nas mãos de uma força maior não é tarefa fácil. Requer humildade.
Já outros parecem que ficam em uma atitude passiva, e depositam tudo em um Deus, abdicando da própria responsabilidade sobre suas vidas. Para esses a necessidade seria a coragem.
E eu admiro José Alencar porque ele soube manter a atitude do meio, aquela que combina coragem com humildade. E exemplo de vida certamente é a melhor herança que podemos deixar…
Bonita homenagem, Ana.
Concordo com você, devemos nos responsabilizar – por o que quer que aconteça conosco.
Só a responsabilidade nos traz condições de mobilidade.
Outro belo post! Parabéns!