Baile de máscaras 2012

Aug 17, 2012 by

A imagem que a maioria dos políticos exibe durante a campanha nunca é uma biografia real. Geralmente é um personagem, bem elaborado pelo pessoal de relações públicas e publicitários. E vencer uma eleição é o resultado de uma persona forte e bem construída.

O grande problema é que, como Marie Louise von Franz citou, é que “a sombra arrasta o homem ao imediatismo das situações do tipo aqui e agora, e assim cria a biografia real do ser humano, que está sempre inclinado a assumir que é apenas aquilo que pensa ser. A biografia criada pela sombra é que importa.”

Muita gente vê os cargos políticos como um bom emprego com um bom salário. Outros procuram o status e o poder. Outros são idealistas e querem mudar a realidade. E tem aqueles que conscientemente entram apenas para benefício próprio. Não duvido que muitos entrem para a política com a melhor das intenções. Mas dê poder a um ser humano, e aí sim você saberá do que ele feito.

Os eleitores elegem aqueles personagens que pagam de bom cidadão nas eleições, e com frequência se decepcionam com a pessoa por trás da máscara que assume o cargo. Acho que o caso mais clássico foi nosso ex-presidente Fernando Collor. O Brasil viu nele um salvador, político elegante, com discursos coerentemente inflados, “o caçador de marajás”!!! Londrina, minha querida cidade de origem acaba por cassar seu prefeito, que também se fazia de bom moço e criticava os políticos na época que ele ainda era apresentador de um programa de tv.

Não tenho nenhuma proposta para mudar esse quadro de desfile de máscaras que estamos vivendo em mais um período eleitoral, até porque acho que tem que ser assim mesmo. Ninguém em sã consciência faria diferente, mas como eleitora acho que podemos sim desconfiar de certas condutas que não combinam com a imagem que querem mostrar. Temos que investigar o histórico do candidato ANTES de sua vida política. Não é possível que um candidato que fique atormentando a população com carros de som, sujando a cidade com tanta propaganda e fazendo promessas demagógicas continuem recebendo nossos votos!

E os bons políticos que me perdoem, esse post não é para vocês. Parabéns para aqueles que conseguem permanecer em seus ideais e implantá-los.

Posts relacionados

Compartilhe

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as novidades do Terapia em dia por e-mail