Quem é o seu mestre?

Mar 25, 2013 by

Todos querem a liberdade, a dignidade, a honra e a felicidade. É um anseio bastante natural de auto-realização. Vai muito além do viver e do sobreviver, e parece-me ser o mandamento número 1 entre os humanos. Chamo de mandamento porque se eu chamasse de “direito” eu poderia ser mal entendida, porque um mandamento é um direito e um dever ao mesmo tempo.

Pois bem, a tal auto-realização só pode ser conquistada quando compreendo “quem sou eu” e tenho a coragem de viver de acordo com isso. Se ainda não sei responder à primeira questão eu posso sim ter muitas realizações, mas não posso chamá-las de auto-realização.

Com isso devo alertá-los que muitos realizam muitas coisas e nem por isso encontram a terra prometida da felicidade. Esse é o prêmio dos que seguem o próprio caminho. Por isso todo cuidado é pouco, pois errar o percurso é mais fácil do que encontrá-lo. Estamos acostumados à imitar caminhos alheios, a servir ideais e valores que pouco tem a ver com a nossa essência. Todos estes ideais coletivos de perfeição estética, financeira, profissional, sexual, amoroso e por aí vai tendem a nos desviar do nosso próprio.

Quem é o seu mestre? Ao que e a quem você serve? Se tiver sorte de encontrar um mestre de verdade este vai te ensinar a escutar seu mestre interior. Se tiver azar e encontrar um mestre que julga deter a única verdade aplicável seu caminho será desviado. Mas se a angústia fizer seu trabalho direitinho e abrir seus olhos, ainda dá tempo de olhar para si e encontrar seu próprio norte.

Muita atenção, olhos e ouvidos bem abertos, percebam quais são as coisas que endossam em você o direito e o dever de viver com honra e dignidade, este princípio universal que com certeza habita cada um de nós…

Posts relacionados

Compartilhe

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as novidades do Terapia em dia por e-mail