Wake up call – este não é um texto fofo de fim de ano!

Dec 26, 2015 by

Refugiados_uzbekos_frontera_Kirguizistangr.jpggr_

 

Olá pessoal… mais um ano chega ao fim. Torço que para que junto com seu fim cronológico outras coisas pereçam com 2015. Não me levem a mal, sei que soarei como um profeta do fim dos tempos, e também sei que não é esse tipo de texto que gostamos de ver num fim de ano – afinal aqueles de vida nova parecem provocar mais esperança. Entretanto, neste momento quero mesmo é dar uma sacudida geral. Espero conseguir pelo menos dar uma cutucada!

Tenho sonhado e refletido nos últimos meses sobre os acontecimentos globais que tem se manifestado neste ano. Acho preocupante: coletivamente chegamos em muitas crises, muitos rompimentos, muitas psicopatias grupais. Rachaduras na terra, na carne e na alma… A cisão está em toda parte. Nas relações humanas, no trato do homem com o resto de seu ambiente, dentro do indivíduo – que está entorpecido com distrações baratas… enfim, está na alma do mundo. Coisas ruins acontecem hoje e aconteceram sempre, mas reparem em como temos nos situado perante as coisas: ou não percebemos a dimensão dessa rachadura ou percebemos e não sabemos o que fazer com isso. 

lama-mariana

Minha preocupação é a seguinte: será que o planeta ainda aguenta nossa loucura e nossa cegueira por quanto tempo?  Quem ou o que poderia nos salvar dessa anestesia, desse embotamento? PRECISAMOS ACORDAR. Chacoalhem (com amor e uma xícara de chá) seus vizinhos, seus parentes e o mundo inteiro. Talvez não dê tempo para deixar o trabalho para a próxima geração. Meu desejo para 2016: menos distrações e mais compromisso. Que cada um se levante e faça o que for possível para gerar luz e conexão humana.

Um abraço forte para todos, um bom fim de ano e continuaremos o trabalho ;)

PLANETA1

“O que falta ao nosso mundo é a conexão anímica. [...]”  JUNG, vol. XVI/2

Posts relacionados

Compartilhe

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as novidades do Terapia em dia por e-mail