Os Sonhos

Sep 11, 2009 by

Não ignore seus sonhos. Eles são mais do que imagens aleatórias...

Existem pessoas que facilmente se lembram de seus sonhos… outras acreditam que sequer sonham. Será possível que algumas sonhem e outras não? O que pode ser feito para ajudar as últimas a se lembrarem?

Na verdade todas as pessoas sonham. Muitas vezes lembramos apenas pedaços dos sonhos, ou poucos entre os muitos que tivemos durante a noite.

Normalmente os sonhos são produzidos na fase REM (rapid eye moviment) do sono, que é a mais profunda e dura cerca de 1/4 do tempo em que estamos dormindo. Nessa fase temos uma baixa atividade corporal e uma alta atividade onírica. É como se nossos corpos se desligassem para que não nos movimentassemos durante o sonho.

A psicologia analítica dá muita importância aos conteúdos dos sonhos, pois são vistos como uma expressão do inconsciente do sonhador naquele momento. Interpretá-los requer experiência, sensibilidade e um grande conhecimento sobre os símbolos e seus significados.

Uma dica sobre como aumentar sua capacidade para lembrar dos sonhos que tem é deixar sempre perto da cama um bloco ou caderno e uma caneta e assim que acordar anotar os sonhos ou partes que lembra. Logo quando despertamos nossa capacidade de recordá-los é muito maior do que ao longo do dia. Quando acordar de um pesadelo ou um sonho de ansiedade no meio da madrugada também seria bom anotá-los pois na manhã seguinte eles podem já ter caido em esquecimento.

Quem mantém um diário de sonhos consegue observar o movimento que está acontecendo em seu psiquismo. Os sonhos tem uma sequência e é muito bacana ver o desenrolar ou a evolução que aquele tópico está tendo em seu inconsciente.

Nós até podemos dormir, mas nosso psiquismo está em constante movimento, sempre buscando o equilíbrio. Faz isso selecionando o que fica, o que será esquecido e o que deve ser observado e merece uma atenção maior de nossa consciência – e são justamente esses últimos os conteúdos que aparecem em nossos sonhos.

Vale a pena prestar atenção neles!!!

Comentários

  1. Sonhei bem mais quando jovem e quando criança. Não tenho sonhos agora, não acordo nem com a leve impressão deles. Este ano tive apenas um, mas foi ruim, de coisas que me acontecia quando criança, por exemplo, brigar com a mãe…Há uma maneira de fazer lembrar dos senhos, mesmo que quando se acorda, não se lembra nada, nem de que sonhou??

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as novidades do Terapia em dia por e-mail