Uma explicação de nosso “ego” através da neurociência

Apr 8, 2010 by

Alguns de vocês reconhecerão a foto publicada logo acima. Trata-se da Dra. Jill Bolte Taylor, uma neurocientista norte-americana que ficou famosa após relatar seu derrame cerebral e como se deu o processo de recuperação.

Nesse vídeo a dra. Jill explica algumas diferenças entre o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo do cérebro, e de como após seu derrame perdeu tudo aquilo que chamamos de ego dentro da psicologia. Após a perda do ego, ela diz com certa emoção como experimentou sua vida, e a forma cósmica que sua consciência tomou.

Mas o que é o ego? O ego é aquilo que nós dá a noção de EU. É o que nos diferencia do outro, o que nos faz singulares em uma multidão de semelhantes. Sem essa separação nos tornamos cósmicos, nos fundimos e fazemos parte de uma grande existência comum. Essa sensação muitas vezes também é descrita em surtos psicóticos e experiências religiosas. Seja como for, com isso a Dra. Jill sentiu-se plena. No nirvana.

Em uma entrevista que li sobre o caso da dra. Jill me lembro em que ela explicava com detalhes como foi recuperando sua capacidade cerebral e eu pensei: funciona igual quando nascemos. O bacana é que diferentemente dos bebês, ela já era adulta quando (re)começou seu desenvolvimento psíquico, e seu cérebro era capaz de registrar suas vivências em forma de memórias.

Vale muito a pena assistir o vídeo!!! Recomendo!


Para quem se interessar em saber mais, visitem o site http://drjilltaylor.com

Os vídeos foram uma dica da leitora Bárbara, obrigada! Sempre que tiverem sugestões de posts ou links interessantes podem me mandar para que eu possa compartilhar aqui no blog.

Posts relacionados

Compartilhe

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as novidades do Terapia em dia por e-mail