A integração psíquica através da psicologia corporal e da psicologia analítica.

Apr 29, 2010 by

Esse título do post foi o nome dado à minha monografia de conclusão de especialização. É claro que por se tratar de uma monografia, ela tem uma escrita mais técnica que a usada no blog, mas ainda assim eu prezei por fazer um texto em que eu pudesse conversar com o leitor, ao invés de despejar informações em cima dele.

Em minha opinião, esse é o tema mais lindo e interessante de toda a psicologia. Quando falamos em integração psíquica estamos pressupondo que também haja uma desintegração. E é isso que eu vejo na clínica todos os dias de meu trabalho. Quem nunca sentiu polaridades dentro do próprio ser que atire a primeira pedra!

Um lado que ama, outro que odeia. Um que quer emagrecer, outro que quer comer. Um que está em desespero ou depressão, e outro que gostaria de viver diferente. Quando estamos desintegrados é como se houvesse uma comunidade inteira em nossa cabeça, que nos deixa indecisos e paralisados na vida.

O caminho da integração é árduo, mas é lindo. É quando conseguimos entender a unidade que existe em nós.

Nesse trabalho eu abordo a construção social do homem desintegrado, os conflitos causados pela desintegração, o adoecimento como possibilidade de integração, e por fim como a integração se dá. E paralelamente tento mostrar algumas coisas que mostram o anseio humano de se tornar uno – nas artes, nas religiões, no contato social, etc.

Para aqueles que se interessarem, é só clicar no link abaixo para ter acesso ao trabalho completo:

A INTEGRAÇÃO PSÍQUICA ATRAVÉS DAPSICOLOGIA CORPORAL E DA PSICOLOGIA ANALÍTICA.

Posts relacionados

Compartilhe

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as novidades do Terapia em dia por e-mail