O efeito sombra

Jun 15, 2010 by

Hoje estava navegando pela internet quando me deparei com esse livro: O efeito sombra. Um best-seller. Fiquei intrigada e contente ao mesmo tempo. Muitos criticam livros de auto-ajuda, e talvez tenham razão em alguns pontos, especialmente naquele que diz que não existe receita universal capaz de ajudar o ser humano. Mas penso que a leitura também pode trazer reflexão para aqueles que sabem ler. =)

A sombra é um conceito junguiano muito importante. Ela diz respeito aquilo que nao queremos ver, nosso lado negro, aquela energia que nos envolve e nos prejudica. Sentimos a sombra como uma parte negativa de nossa personalidade que não conseguimos controlar. Ela nos trapaceia em nossos objetivos. E o que tendemos a fazer com ela é negá-la, escondê-la. Mas esse caminho nunca é o melhor. Esconder a sombra é o mesmo que deixá-la na escuridão, quando o trabalho que realmente pode ajudar é trazê-la para a luz, para a nossa consciência e crescermos enquanto seres humanos. Quando enxergamos a sombra e trabalhamos com ela (ao invés de contra) descobrimos grandes tesouros.

Confesso que não li o livro e não vi o filme, mas fiquei muito interessada. Pelo visto os autores trouxeram com uma linguagem muito clara e cheia de exemplos as formas como a sombra atua sobre nós.  Compreender o conceito de sombra e refletir sobre essa parte de sua personalidade pode trazer muito crescimento.

Posts relacionados

Compartilhe

Comentários

  1. Para saber como iluminar as sombras da sua vida e viver em paz infinita com seu ser interior, concorra ao DVD “O Efeito Sombra”.

    A Gemini Media lançará uma promoção para distribuir os DVDs.

    Siga @geminimediabr no Twitter e concorra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as novidades do Terapia em dia por e-mail