Sem estrutura, tudo o que sobe tem que descer.

Jul 12, 2010 by

É só o que se ouve na imprensa brasileira: o caso do goleiro Bruno, um promissor atleta suspeito de mandar assassinar sua ex-amante Eliza Samudio de forma cruel. O motivo ainda não se sabe… se é pela pensão do filho, ou porque Eliza sabia demais sobre um suposto envolvimento de Bruno com traficantes…. enfim, nada justifica.

O que me chama atenção nesse caso é a irracionalidade de todos os envolvidos. Uma disputa desmedida pelo poder.  E essa busca denuncia um sentimento de valor próprio muito empobrecido, pois é um movimento compensatório… buscamos aquilo que nos falta.

Eliza vem de uma família desestruturada. Bruno também.

Eliza procurava agregar valor a si mesma saindo com jogadores “famosos”. O alimento do ego é o poder. É o “eu posso”.

Bruno, por sua rápida ascensão como jogador, já tinha isso. E tinha também muita gente envolta que o lembrava desse poder o tempo todo. Se o ego fosse um balão, poderíamos dizer que o ambiente sedutor em que Bruno vivia era a bomba que o inflava.

Quando estamos narcisicamente inflados, pensamos que podemos tudo. Que o mundo é o nosso reino. E ficamos assim, fora da realidade… sem percebermos nossas limitações humanas e sociais. Eliza sabia que estava em perigo, mas pensou que nada aconteceria com ela. Bruno também estava ciente de seu ato, mas também pensou que nada aconteceria com ele.

Quando temos estrutura não caímos na ilusão do poder porque ele não é necessário. Muitos jogadores de futebol e modelos têm uma vida perfeitamente estruturada e organizada, e pelo crescimento ter uma base  a vida não desmorona em suas mãos.

É tão comum vermos pessoas que ganharam muito dinheiro de forma ilícita, e acabam jogando tudo pelo ralo.  O mundo e o próprio psiquismo nos faz voltarmos para nosso lugar.

Posts relacionados

Compartilhe

Comentários

  1. Ana Luísa

    Genial sua interpretação sobre o caso Bruno / Eliza.
    A Importância da família é realmente confirmada nesse caso, pois é a partir dela que todo ser humano estrutura seus conceitos e valores humanos que servirão de paradigma para toda e qualquer situação de sua vida.Do contrario o indivíduo fica a mercê de uma busca incessante para suprir seus vazios.
    Parabéns pelo excelente texto!!

    beijão

    Rose

  2. Ana (Espaço a)

    Um crime perverso.
    Passe por lá quando puder.
    significantess.blogspot.com

  3. Telma

    Mto bom o post! gostaria que vc fizesse mais posts desse tipo, fazendo uma leitura psicologica desses casos que aparecem na imprensa! parabens

Trackbacks/Pingbacks

  1. Terapia em dia » Neymar - [...] Hoje quero pedir que os leitores me permitam plagiar um post mais antigo meu, descaradamente, mudando as partes que …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as novidades do Terapia em dia por e-mail