Transtorno Afetivo Sazonal

Jul 19, 2010 by

É fato: quem mora em Curitiba sofre com a falta de sol. Ainda mais no inverno, já que os dias são mais curtos do que nas outras estações do ano. E junto com essa falta de luz solar, pode vir o que chamamos de transtorno afetivo sazonal – ou seja – uma depressão relacionada a essa época do ano.

É só pensarmos em termos gerais em como nos comportamos nas diferentes épocas do ano. No inverno tendemos a comer e a dormir mais, e nossa disposição também é outra. Essa perda de motivação e energia é comum a todos,  mas se você a sente de modo intenso no inverno, é bom ficar atento, pois você pode sofrer do transtorno afetivo sazonal.

A diferença entre o transtorno afetivo sazonal e a depressão comum é que a última não está ligada à falta de luz solar, então pode aparecer em qualquer época do ano. Mas os sintomas são os mesmos, apenas a causa muda.

A luz solar (e nossa exposição à ela) está completamente envolvida na produção da serotononina – neurotransmissor que regula nosso sono, nosso apetite e nosso humor.

Outra substância bastante envolvida nessa falta de energia e no sono excessivo que alguns sentem durante o inverno é a melatonina. Quando tem luz, o corpo entende que é hora de ficar desperto. Quando a noite chega, ele se prepara para dormir. Dias nublados podem confundir nossa auto regulação do sono.

Pessoas que passam muito tempo fechadas em salas com iluminação artificial também podem apresentar os mesmos sintomas. Apesar do ambiente ficar claro, a quantidade de luz de uma lâmpada não pode ser comparada a quantidade de luz em um dia de sol. Recomendo que quem trabalhe nessas condições saia nos intervalos ou horários de almoço e se exponha uns minutinhos ao sol. Pode fazer uma bela diferença!

Posts relacionados

Compartilhe

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as novidades do Terapia em dia por e-mail