Medo da morte

Aug 2, 2010 by

Semanas atrás recebi um pedido de um tema que considero muito significativo e especial: o medo da morte.

Psicologicamente a morte significa mais do que a morte do corpo físico. Se pensarmos em termos gerais, provavelmente todos nós tenhamos um receio da morte. Mas devemos nos atentar se isso for muito intenso.

O medo da morte tem uma função muito especial dentro de nosso psiquismo: desenvolver nossa espiritualidade. A psique humana tem uma função religiosa e o medo de morrer nos obriga a desenvolver esse aspecto da psique.

Quando digo de função religiosa não me refiro à religiões específicas. Me refiro ao religar-se do ego com o self. Religião é a representação da ligação do homem (ego) com Deus (self). O self seria como o centro organizador da psique.

Psicologicamente quando nossa função religiosa está empobrecida isso significa que nos afastamos demais de nosso inconsciente, de que queremos egoicamente lutar contra essa parte desconhecida, mas que faz parte de nós. Medo de morrer acontece quando não vivemos nossa vida verdadeira… quando atuamos no mundo conforme os outros esperam que atuemos… e não conforme nosso verdadeiro eu (self) deveria. O eixo ego-self pode estar seriamente danificado, e morrer significa se render.

Para o ego essa entrega é difícilima pois ele tem que morrer simbolicamente para poder renascer. Seria o caso de nos despir desses personagens que construímos e aceitar nosso eu verdadeiro. É deixar de ser (morrer simbolicamente)  quem você acredita ser para viver a vida verdadeira. No antigo Egito e na maioria das religiões a vida terrena é vista como algo menos verdadeiro do que a vida após a morte. Se você entender a mensagem que está implícita aqui não vai precisar morrer verdadeiramente para encontrar a sua vida. Poderá começar a fazer isso já.

Todos os sintomas tentam provocar em nós uma reação. Nos mostrar que algo não vai bem. E nesse caso o medo da morte significa que sua vida verdadeira não está sendo vivida. Identifique o personagem e dê adeus pra ele. Esse é o primeiro passo do caminho.

Posts relacionados

Compartilhe

Comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Terapia em dia » Medo da morte -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Hiro Miyakawa, Hiro Miyakawa. Hiro Miyakawa said: "Medo da morte", texto maravilhoso …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as novidades do Terapia em dia por e-mail