Crise e superação

Oct 13, 2010 by

Na vida é comum encontrarmos pessoas que possuem um espírito de superação fantástico. Conseguem transformar dificuldades em oportunidades, ou tomar distância do olho do furacão emocional em momentos de crise e manter a calma necessária para sair dele. Conhecem seus limites e mais do que isso: estão em constante expansão dos mesmos.

Outros ficam mais presos nos conflitos e tendem a repeti-los ao longo da vida. A grande diferença entre esses dois tipos é a forma como cada um lida com a crise: enquanto um supera o outro se apega. O primeiro recebe os benefícios da expansão da consciência e o alargamento dos limites. O segundo recebe uma cruz enorme para carregar.

Quando nos distanciamos da crise e conseguimos olhá-la através de um nível mais elevado de personalidade não somos arrebatados ou dominados pelos afetos que a crise provoca. Aquilo que era urgente e insolúvel se empalidece através de uma nova perspectiva de vida.

Com isso a realidade do problema ainda existe, mas ao invés de estar nele se está acima dele.

Por isso enxergo as crises e os conflitos como oportunidades de crescimento humano. O maior risco é não enfrentar o novo e se apegar ao problema. Quando não conseguimos fazer esse olhar de cima em nossos problemas pode ser de muita validade aceitarmos a ajuda de outro para isso. Na terapia é assim, olhamos a crise como algo significativo, que merece ser compreendido, mas que também tem hora para acabar.

Posts relacionados

Compartilhe

Comentários

  1. Concordo que a crise seja algo superavel, mas concordo também que a superação é um estado de espirito. Quem se entrega ao problema, na verdade espera beneficiar-se da solução que um outro pode trazer. E isto é: Acomodação. Por isso penso que a superação de muitas coisas, primeiro inicia-se com vontade. Por isso, penso que apegar-se ao problema na verdade é uma certa preguiça mental.

  2. Rafael H.

    Concordo plenamente!
    Infelizmente eu sou do tipo de pessoa que se apega ao problema, e acaba parecendo maior do que ele realmente é. Recentemente tive uma mudança muito grande na minha vida, oque seria pra ser uma virada para abrir novos caminhos, eu me via tentando encontrar mais e mais problemas para tentar arrumar uma desculpa para poder voltar a vida anterior que eu tinha. Mas com o tempo eu estou conseguindo superar os problemas que eu estava enfrentando, e estou consguindo ver as coisas com um pouco mais de calma. Apesar de ainda estar sendo difícil tenho certeza que vou conseguir superar todos eles, e começar a aproveitar a vida de uma maneira melhor.

  3. Querido Rafael,

    A felicidade está no presente, e somente lá. Tenho certeza que vai conseguir. =)

  4. Tatiana Cadamuro

    Ana, obrigada por me ajudar a transformar meu momento de crise em uma nova perspectiva. E faço do comentário do Rafael o meu também:

    “Apesar de ainda estar sendo difícil tenho certeza que vou conseguir superar todos eles, e começar a aproveitar a vida de uma maneira melhor.” :)

  5. Vai superar sim tati, com mto crescimento! A vida dá, a vida tira. E por mais estranho que possa soar para vc nesse momento, existe uma beleza divina nisso tudo.
    Um beijo querida!!

  6. Elaine

    As crises são necessárias para o nosso crescimento… é como descobrir que podemos usar a pedra lascada como instrumento. Manter a calma e procurar a solução mais adequada, é um passo a mais no nosso aprendizado e na nossa evolução. Significa crescer. Bjo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as novidades do Terapia em dia por e-mail