YOKO TOKUE – Recital beneficente de piano em Curitiba

Nov 19, 2010 by

Hoje vou escapar um pouco do tema desse blog – esse post não é sobre psicologia. Mas é sobre algo que enriquece nosso psiquismo e mexe com nossas emoções. ARTE. Qualquer tipo de arte é capaz de nos conectar com o que existe de mais precioso em cada um de nós, e de nos lembrar porque é tão bom ser humano.

Yoko Tokue é uma pianista natural de Tóquio. Iniciou a sua musicalização aos 4 anos quando também começou com as aulas de piano. No segundo ano do ensino primário, ingressou no curso de música para crianças, oferecido pela afiliada a Universidade Toho Gakuen. Concluindo os estudos no Conservatório de Música Toho. Foram seus professores: Keiichiro Watanabe, Goro Sumi, Aiko Onishi, Aiko Iguchi, Motonari Iguchi, Leila Gousseau e Philippe Entremont.

Em 1964, venceu o concurso nacional de música realizado pelo jornal Mainichi e pela rede pública de televisão NHK. Em 1968, apresentou-se na Orquestra Sinfônica de Tóquio sob a regência do maestro Kazuyoshi Akiyama, executando os Concertos para piano n.o 2 em sol menor de Charles Camille Saint-Saëns. Em 1973, graduou-se pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris (França). Já realizou recitais em Paris, Londres e Tóquio.

Em 1979, recebeu o prêmio Wolsey & Keithill, ao vencer na categoria piano do concurso de música realizado em Chester (Inglaterra). A convite da Universidade de Califórnia participou de evento internacional realizado em Santa Bárbara (EUA), nos anos de 1998, 2000 e 2002. Em 2002, apresentou um recital no Conservatório Nacional de Shenyang (China).

Desde então, apresentou-se nas principais orquestras, dividiu o palco com outros artistas internacionais, participou de inúmeros recitais e concertos como convidada especial, além de realizar apresentações solo dentro e fora do país.

Durante três anos (1996 a 1998) atuou como jurada no concurso de música realizado pelo jornal Mainichi e pela NHK. Em 2004, participou do concerto em memória aos 20 anos do falecimento de sua tutora Aiko Iguchi. Entre 2001 e 2007 participou ativamente de projetos beneficentes em prol de pacientes vítimas da AIDS e dos refugiados.

Em novembro de 2005, realizou com êxito um recital que marcou os 40 anos de carreira no Kioi Hall (Tóquio), que contou com a apresentação de Masato Wakabayashi.

Em 2008, gravou um CD comemorativo ao centenário da imigração japonesa ao Brasil, como uma das atividades do Ano de Intercâmbio Brasil – Japão. Realizou uma série de apresentações no Brasil, entre os meses de maio e junho. Em novembro, realizou um recital beneficente de piano no Tsuda Hall (Tóquio).

Serviço:
Data: 05 de dezembro de 2010.
Local:  Capela Santa Maria.
Horário: 19h00.
Entrada: 1kg de alimento não pericível.

Posts relacionados

Tags

Compartilhe

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as novidades do Terapia em dia por e-mail