O complexo de Atlas

Dec 3, 2010 by

Toda mitologia acaba sendo uma excelente fonte para estudarmos a psique humana, pois são estórias e personagens que representam aspectos e imagens de nosso próprio inconsciente.

Quando falamos sobre o Complexo de Atlas, acho que vale a pena esclarecer quem foi Atlas, e porque seu nome está associado à figura contemporânea de quem carrega o mundo nas costas.

Atlas foi um titã da mitologia grega. Um ser desproporcinalmente grande, que junto com outros titãs tentaram derrotar Zeus para alcançar o poder supremo. Zeus vence essa disputa e castiga seus inimigos, e então condena Atlas à carregar em seus ombros o peso dos céus.

Alguns de nós se comportam como se estivessem condenados a carregar esse peso também. Afazeres e mais afazeres. Pouco tempo para o descanso. Dedicação excessiva ao trabalho, aos problemas de terceiros e às obrigações. E a vida fica resumida à carga, deixando o prazer e o descanso de lado.

Temos vários ideais sociais que colaboram para isso: “o trabalho dignifica o homem”, “quem não trabalha é vagabundo”, “tempo é dinheiro”, “felicidade = sucesso = dinheiro”, “mulher gosta é de dinheiro”, “quem poupa tem”, etc..

Nosso cotidiano não pode se resumir a isso. É tudo uma questão de equilibrio, entre direitos e deveres. Trabalho é importante, tanto quanto o descanso e o prazer.

Quem se interessou por esse post, pode gostar também desse: Caráter Masoquista

Posts relacionados

Compartilhe

Comentários

  1. Um mito milenar diretamente ligado a um problema tão pós-moderno… um boa prova de que a mitologia é atemporal.

  2. Laila

    Olá estou passando p deixar uma dica saiu o filme sobre o livro Efeito Sombra
    http://www.youtube.com/watch?v=-HPbrdjSAvI achei bem interessante .

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Terapia em dia » O complexo de Atlas -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Rafael Colatusso, Terapia em dia. Terapia em dia said: O complexo de …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as novidades do Terapia em dia por e-mail