A questão é se entender, não tentar ganhar…

Dec 8, 2010 by

 

Comunicação é uma das grandes dificuldades do ser humano. E por falta de habilidades nessa área nos vemos metidos em confusões, demissões, separações, depressões e muita dor de estômago.

Onde existe mais de uma pessoa existe também mais de um ponto de vista. E cada um tem sua razão. O fato objetivo não existe, apenas a interpretação subjetiva de cada um.

Quando existe respeito em relação ao outro, a conversa é feita para se chegar à um entendimento comum. Quando esse respeito não existe, apenas discutimos com a intenção de provarmos que nosso ponto de vista é o correto.

Divergências são transformadas em transtornos quando não temos habilidade social – especialmente empatia e comunicação.

O conteúdo em uma divergência de opiniões é menos relevante do que a forma como esse conteúdo será expresso. Talvez seu ponto de vista seja brilhante, mas se não comunicá-lo eficientemente a disposição para que o outro te compreenda e colabore com você será muito menor.

 

“Não procure fazer seus oponentes se ajoelharem, e sim faça-os entender.” Gandhi

Posts relacionados

Compartilhe

Comentários

  1. Liliane

    Olá … muito bom aqui !
    Sempre achei que divergêngia não precisa ser motivo de hostilidade e sim de crescimento.

  2. Marlety prado

    A falta de entendimento, entre casais é mais comun do que se imagina!! Nada agradavel a um relacionamento, isso só tráz, discordias.
    Um casal, deve somar coisas boas, dividir momentos sejam eles quais forem, muliplicar o amor e a confiança, e diminuir a competitividade!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Terapia em dia » A questão é se entender, não tentar ganhar… -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Paulo Pimont, Tiago Zappa and Rafael Colatusso, Terapia em dia. Terapia em …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as novidades do Terapia em dia por e-mail