Mudança de peso e imagem corporal
Nosso corpo sofre muitas mudanças durante a vida. Algumas naturais e esperadas, outras que fogem ao nosso controle e normalmente acompanham outras mudanças em nossas vidas. Um novo emprego, uma doença, gravidez, casamento, mudança de cidade, perda de entes queridos e tantas outras variações de contexto que nossa vida pode sofrer.
Algumas dessas mudanças corporais – tanto no aumento quanto na diminuição do peso – podem acontecer de forma muito rápida e nessas situações é comum que a pessoa não consiga enxergar a mudança do próprio corpo. Talvez ela perceba que as roupas já não servem mais, ou que o número indicado na balança já não é o mesmo… mas quando se olha no espelho se enxerga como se nada houvesse mudado. E tudo fica muito confuso.
A imagem que vemos refletida no espelho é muito mais do que uma representação visual da realidade. Ela é uma representação psíquica do nosso eu – uma imagem construída subjetivamente.
A alteração da imagem corporal pode ocorrer também em algumas psicopatologias relacionadas à perda do contato com a realidade. Aqui posso citar a esquizofrenia, dismorfofobia e a mais conhecida entre todas – a anorexia.
Essa distorção da imagem corporal vai muito além daquela insatisfação com o próprio corpo encontrada na maioria da população. É uma verdadeira incapacidade de enxergar a realidade.
No trabalho psicoterapêutico existem recursos que podem auxiliar a pessoa à tomar contato com essa realidade. Esse é um passo fundamental para que mudanças possam ser concretizadas, especialmente as necessárias na melhora dos transtornos alimentares.