Quando conteúdos inconscientes passam para a consciência
Dentro das abordagens psicológicas que consideram a existência do inconsciente existe uma espécie de “meta” psicoterapêutica, que é a conscientização dos conteúdos do inconsciente.
Mas por que certos conteúdos emergem e outros não? Isso depende basicamente da ocorrência de duas dinâmicas: a capacidade do ego ( centro da consciência) dialogar com o inconsciente e a ativação energética de um ou outro conteúdo.
A capacidade egóica de diálogo interior está relacionada ao seu grau de desenvolvimento. Quanto mais forte mais recursos terá e poderá fazer uma seleção menos rígida.
Já a ativação de um conteúdo é necessária pois para que ele vença as barreiras que separam a consciência do inconsciente esse conteúdo precisa estar carregado de uma quantia energética.
A terapia auxilia tanto no fortalecimento do ego quanto na interpretação e na exploração dos conteúdos.
“Aquilo que não fazemos aflorar à consciência aparece em nossas vidas como destino.” Carl G. Jung
Olá ana, tudo bem?
O quê seria um ego forte?
Quais seriam as diferenças notáveis entre pessoas de ego forte e de ego fraco? Vc poderia até fazer um post sobre isso [:)]
Bjus!
Ola magno!
A “força” do ego esta relacionada ao grau de desenvolvimento da consciência do individuo. O ego nada mais é do que o centro organizador da consciência. Um ego forte é ciente de si mesmo, tem forte conexão com o self (centro organizador de toda psique), nao sofre de inflações, nao se identifica demasiadamente com a persona (papel social), distingue fantasia de realidade, é resiliente, e por aí vai…
Acho que a principal diferença notável entre pessoas que possuem um ego bem estrutirado é um certo “centramento”. O mundo pode acabar, mas elas nao se perdem. Continuam estruturadas justamente por possuirem recursos psicológicos.
Entendido?
Um abraço!
Muito obrigado Ana e feliz ano novo!
Ana,
Deus te abençoe! Que você continue a ser um agente de bençãos na vida de outras pesssoas.
Tenho um enorme prazer em aprender através dos seus comentários e estudos.