Filme – O Efeito Sombra

Feb 14, 2011 by

Recebi esses dias da GeminiMedia  um exemplar do DVD do filme “O Efeito Sombra”. Li o livro, e já o indiquei a alguns pacientes. Essa obra (tanto o livro quanto o filme) diz sobre o conceito junguiano de Sombra. A sombra é a parte obscura e negada de nossa personalidade. Tem muitos aspectos inconscientes, e com frequência é composta por nossos “defeitos”.

O bacana – tanto do filme quanto do livro – é a linguagem clara, cheia de exemplos, que facilita ao leigo o entendimento da dinâmica dessa parte tão importante de nossa psique. A sombra não é só aquilo que temos de negativo, ela também é o primeiro caminho que devemos percorrer em nosso processo de crescimento psíquico.

Integrar a sombra é ficar um pouco mais inteiro… ela nos traz para perto do nosso inconsciente – se tivermos a coragem de olharmos para ela.

Recomendo que quem se interesse por psicologia assista o filme, e o principal que deve ser entendido: Se a sombra é sufocada, aparece com a potência (destrutiva) de mil demônios. Mas quando olhamos para ela e travamos um diálogo o crescimento é fantástico.

Nós só podemos crescer para o lado que ainda não foi desenvolvido.

Lidar apenas com nossas qualidades (características bem desenvolvidas da consciência) não é viver por inteiro, com o melhor de seu potencial. Seria bacana que ao assistir o filme ou ler o livro, a pessoa pudesse refletir sobre sua própria sombra. Só informação não é capaz de transformar ninguém – para isso é preciso criar consciência.

Comentários

  1. Acredito que esteja a venda em livrarias por todo o Brasil.

  2. Du Cabrera

    Estou desejoso pelo filme!
    Arrepiei com o trailler!

  3. Juliana Hoffmann

    Oi Ana!! Tudo bom?
    Sabe, li esse post agora e lembrei que queria te perguntar se você já foi ver “Cisne Negro”. Eu fui assistir pela primeira vez e sai sem ar do cinema, eu comentei que não fui ver um filme, foi uma “experiência cinematográfica”, fiquei atônita. Na outra semana fui ver de novo e a mesma coisa, o filme é incrível! E trata basicamente dessa luta com a sombra, você já viu?
    Eu até cheguei a escrever umas coisinhas sobre ele, mas queria ouvir a opinião de algum junguiano sobre o filme…

    Beijos e boa semana!!
    ah! estou procurando esse filme pra baixar mas não achei na internet, você sabe onde posso comprá-lo?

  4. Oi Juliana!

    Sim, assisti o Cisne Negro. Duas vezes. É completamente fantástico. Pensei em comentar o filme, só fico meio assim pq o auge é justamente o final, e aí eu posso acabar estragando a graça do filme para os que ainda não viram.
    Mas é o próprio processo de individuação. Integração da sombra, do animus – é o diretor do ballet quem a provoca p/ entrar no processo – e a religação como self no fim do espetáculo. Fica muito claro que aquele momento é numinoso para Nina.
    Você pode reparar tb no uso das cores Juliana…. Preto, branco e vermelho, que pode ser associado as etapas alquímicas de transformação: nigredo, albedo e rubedo.

    Lindo filme! Esse mesmo diretor lançou em 2006 um filme chamado “A Fonte da Vida”. Assista. Cheio de simbolos =)

    Um abraço para vc, apareça mais! hehehe

  5. Olá Ana Luiza!

    Tudo bem com você?

    Muito bom estar aqui…Estava a voar por esse mundo virtual incrível…rs…Acabei aqui…Que bom!
    Informativo, acolhedor de forma simples, mas nem por isso, menos importante…
    Sou uma apreciadora das formas de linguagens simbólicas…Tenho formas diferenciadas de trabalhar, mas aqui encontrei algo mais…Obrigada!

    Abraços carinhosos
    ;)

  6. Oi Stela, muito obrigada pela mensagem =)

    Apareça sempre que puder! hehee

    um beijo!

  7. Juliana Hoffmann

    Oi Ana! Nossa, não tinha reparado que o diretor era o animus, olha só! Agora quero ir ver de novo! Hahaha!
    Vou procurar esse outro filme dele também… Já sobre esse “O Efeito Sombra”, vc sabe onde eu posso achar?

    Beijos e boa semana!
    Ah! eu sempre estou por aqui, é que prefiro “ouvir” do que “falar”…

  8. Liliane

    Olá! Tudo bom ?
    Vou procurar e assistir.
    Dá para ter uma noção que trata-se de um filme além de muito bom, ser referente a alguns móveis cheios de poeiras guardados em nossos porões … rsrs … tá, suponhamos que eu resolva dar uma olhada nesses móveis, para recordar, limpar, reformar … e aí? o que faço com eles?
    Obrigada e grande beijo !

  9. Me arrepiei também com o trailler.

  10. Marcia Guimarães

    Também fiquei muito a fim de assistir o efeito sombra, só o encontrei para comprar na Livraria Cultura em SP, deve chegar entre os dias 10 e 11/03!!! Mal posso esperar!!!

  11. Olá!
    Sou estudante de psicologia e fico cada vez mais encantada ao ler seus posts, e apaixonada pela teoria junguiana. Vou procurar ler o livro e ver o filme.

  12. Outro post excelente Ana, Parabéns!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Terapia em dia » Filme – O Efeito Sombra -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Rafael Colatusso, Terapia em dia. Terapia em dia said: Filme – O …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as novidades do Terapia em dia por e-mail